Julgamento de Capitu - 2°ano do Ensino Médio

Alaor

Portal acadêmico

Unidade Itaipava - 24 2222-4567

Unidade Centro - 24 2246-2962

Notícias

voltar
Confira a lista de aprovados

Julgamento de Capitu - 2°ano do Ensino Médio

16/05/2018
smrtovnice osmrtnice osmrtnicama ljubuški umrli ljubuški livno umrli osmrtnice grude osmrtnicama smrtovnice sarajevo smrtovnice visoko smrtovnice bihac smrtovnice jastuci madraci cvijeće horoscope vicevi sanovnik horoskop recepti cosmetics beauty lektire lektira knjige umrli kalkulator

Agradecemos ao professor Rafael Nascimento e aos alunos das turmas do 2°ano do Ensino médio pela dedicação e empenho em transformar a Leitura de um livro de Machado de Assis em um aula interdisciplinar.  Parabéns!

Descrição do aluno Caio Lisboa de Souza da turma 204 com o Professor Rafael Nascimento sobre o projeto.

Nos dias 16 e 17 de maio, as turmas 202 e 204 realizaram uma encenação do livro “Dom Casmurro”. Sob a supervisão do professor Rafael do Nascimento, de literatura, ocorreu a simulação de um tribunal em que Capitu ia sendo julgada pelos alunos por um possível adultério.

Depois de expostas as argumentações, os júris chegaram às seguintes conclusões:
Na 204, a acusação de adultério caiu sobre Capitu. Já na 202, o resultado foi diferente, Capitu saiu pela porta da frente do tribunal, ou seja, foi inocentada.

A experiência vivida pelas turmas só comprova a excelência de Machado de Assis, que com “Dom Casmurro”, traz desde 1899 a dúvida sobre o “adultério” aos leitores.

Nota rápida sobre o livro:
Em Dom Casmurro, lemos os relatos de Bento sobre sua relação com Capitu desde crianças.
Quando adultos eles se casam e Bento descreve, no seu ponto de vista, ocorridos que levam o leitor a desconfiar ou não do possível adultério.
No fim de sua vida, Bento recebe a alcunha de Dom Casmurro.


Fotos