Julgamento de Capitu - 2°ano do Ensino Médio

Portal acadêmico

Unidade Itaipava - 24 2222-4567

Unidade Centro - 24 2246-2962

Confira a lista de aprovados

Julgamento de Capitu - 2°ano do Ensino Médio

16/05/2018

Agradecemos ao professor Rafael Nascimento e aos alunos das turmas do 2°ano do Ensino médio pela dedicação e empenho em transformar a Leitura de um livro de Machado de Assis em um aula interdisciplinar.  Parabéns!

Descrição do aluno Caio Lisboa de Souza da turma 204 com o Professor Rafael Nascimento sobre o projeto.

Nos dias 16 e 17 de maio, as turmas 202 e 204 realizaram uma encenação do livro “Dom Casmurro”. Sob a supervisão do professor Rafael do Nascimento, de literatura, ocorreu a simulação de um tribunal em que Capitu ia sendo julgada pelos alunos por um possível adultério.

Depois de expostas as argumentações, os júris chegaram às seguintes conclusões:
Na 204, a acusação de adultério caiu sobre Capitu. Já na 202, o resultado foi diferente, Capitu saiu pela porta da frente do tribunal, ou seja, foi inocentada.

A experiência vivida pelas turmas só comprova a excelência de Machado de Assis, que com “Dom Casmurro”, traz desde 1899 a dúvida sobre o “adultério” aos leitores.

Nota rápida sobre o livro:
Em Dom Casmurro, lemos os relatos de Bento sobre sua relação com Capitu desde crianças.
Quando adultos eles se casam e Bento descreve, no seu ponto de vista, ocorridos que levam o leitor a desconfiar ou não do possível adultério.
No fim de sua vida, Bento recebe a alcunha de Dom Casmurro.