LPT - Uma aula diferente: REFUGIADOS NO MUNDO

Portal acadêmico

Unidade Itaipava - 24 2222-4567

Unidade Centro - 24 2246-2962

Confira a lista de aprovados

LPT - Uma aula diferente: REFUGIADOS NO MUNDO

14/10/2018

Agradecemos a professora Cíntia e aos alunos das turmas do 9°ano pela dedicação e empenho em transformar uma  sala aula em um verdadeiro laboratório na busca do conhecimento e pelo desenvolvimento de um pensamento crítico e sólido no que se refere a um dos maiores problemas da humanidade nos dias de hoje: REFUGIADOS NO MUNDO.

Descrição da Professora:

"Inspirada pela leitura da obra "Existem crocodilos no mar" (2010), de Fabio Geda, a turma 92 - 9° ano da unidade Centro - desenvolveu uma rodada de seminários teatralizados, à feição de juris simulados, acerca da temática "Refugiados no Mundo".

O enredo do livro que serviu de mote à atividade narra a aventura verídica de Enaiatollah Akbari, um menino afegão de 10 anos de idade que sem sua família cruzou dois continentes em nome da sobrevivência, sentindo na pele a aridez da geografia do preconceito para com as populações refugiadas.

Dividida em três grupos, a turma esmerou-se em apresentar os resultados de suas pesquisas sobre as causas e as consequências dos fluxos migratórios de refugiados rumo aos EUA, à Europa e ao Brasil, além de avaliar os prós e contras dos efeitos desses processos.

Embora desenvolvida na disciplina de LPT - Leitura e Produção Textual -, a atividade assumiu um caráter interdisciplinar, ressignificando a aprendizagem dos alunos e ampliando o debate suscitado pela obra adotada para a leitura bimestral."
mestral."